03 outubro 2014

Entrevista - Vanessa Sueroz

     Depois de uma longa, e cansativa, semana de provas eu estou de volta, e para começar o mês muito bem, nada melhor do que uma primeira entrevista para o blog, com a querida Vanessa Sueroz, autora de romances e contos, entre eles Odiado Admirador Secreto, que foi minha última resenha!
Vamos lá?


SLES: Antes de tudo gostaria de agradecer pela sua disponibilidade para responder a entrevista, muito obrigada também pela oportunidade de parceria! 
No seu blog você conta que começou a escrever quando tinha oito anos e que também escreveu fanfics. Sobre o que eram as suas fanfics? Onde podemos encontrá-las?


Vanessa:Sim, isso mesmo, comecei com 8 aninhos e não me arrependo :D Escrevia fanfics de Harry Potter, mais precisamente dos pais dele, eu adorava isso e o carinho dos leitores. A maioria das fanfics estão disponíveis no meu blog mesmo, assim como outros sites próprios de fanfics e no falecido Orkut rs.


SLES: Além de escritora, você também é uma leitora dedicada, como podemos acompanhar pelo seu blog. Como consegue administrar o cotidiano de escritora e leitora?


Vanessa: Eu acho bem tranquilo – tirando essa fase de casamento – tenho uma rotina bem tranquila, leio sempre que possível principalmente voltando do trabalho e escrevo meus posts quando chego mais cedo no trabalho e isso é um círculo completamente vicioso rsrsr Escrever eu curto fazer isso de noite, quando já terminei tudo que tinha para fazer no dia, as ideias fluem melhor, mas infelizmente com a correria do dia a dia nem sempre é possível.


SLES: Imagino que cada escritor busca inspiração em seus autores favoritos. Quais são os seus?


Vanessa: Essa é fácil, Meg Cabot e Sophie Kinsella, elas são meu sonho de consumo. Amo seus livros e gostaria um dia quem sabe chegar a ser como elas. Meus livros tem uma temática bem parecida com a delas e acho isso bem divertido.


SLES: Tive a incrível oportunidade de ler Odiado Admirador Secreto, que é um romance voltado para o público juvenil. Como você decidiu escrever para esse público?


Vanessa: Quando comecei a escrever fanfics conheci o público jovem e me encantei, eles são intensos, não tem papas na língua para nada, então quando vêm críticas são pesadas e geralmente nem um pouco construtivas, mas os elogios também são a altura, tudo cheio de emoção. Gosto disso nos adolescentes e gosto de mostrar que literatura nacional não é só os livros clássicos que temos que ler obrigados na escola e que ninguém – quase ninguém – gosta.


SLES: Seu livro Confusões em Paris foi publicado de forma independente, o que ainda não é muito usual aqui no Brasil. Conte para os leitores um pouquinho de como foi o processo de publicação:


Vanessa: Publicação no Brasil ainda é complicado, então sim, todos os meus livros foram independentes, mas Confusões foi o primeiro. Procurei uma editora por demanda, conheci a Ixtlan que tinha um bom custo benefício e encarei os fatos, sem investir nunca teria meu livro publicado e com isso fui atrás do meu sonho. Ser autor independente dá bastante trabalho, você tem eu pensar em tudo no livro, ser ainda vendedor e o carinha do marketing, mas aos poucos o livro está ganhando espaço.


SLES: Seus contos e romances também foram publicados em forma de ebooks no site da Amazon. Como foi a receptividade dos seus leitores para esse formato de livros?


Vanessa: Ebooks ainda são complicado, tenho muitos leitores e até mesmo parceiros blogueiros que não aceitam a leitura em ebook, então acabo sim perdendo muitos leitores, mas o ebook me permite vender o livro a baixo custo o que melhora bastante as vendas, afinal é mais fácil você comprar um livro em ebook de 2 reais do que um impresso de 30. Neste caso o lucro é quase nada, mas a quantidade de livros vendidos compensa.


SLES: Em Odiado Admirador Secreto pude conhecer um grupo de amigos que são bem diferentes uns dos outros, eles estudam em um colégio interno. De onde surgiu a inspiração para essa história? Você se inspirou em sua própria personalidade para criar algum dos personagens?


Vanessa: Não costumo me colocar nos livros, talvez só o encanto pela leitura em algum deles, mas de modo geral gosto de pegar algumas características dos meus amigos e colocar em algum personagem. Os personagem surgem com isso e a história sai sem muita confusão.


SLES: Bom, é isso Vanessa. Gostaria de deixar alguma mensagem para seus leitores?


Vanessa: Claro, antes de tudo eu que agradeço por me dar a chance de expor um pouquinho sobre meu trabalho. Agradeço a todos que estão me acompanhando e para quem gosta de livros leves e divertidos deem uma chance para os meus livrinhos, aposto que vocês vão adorar.


SLES: Mais uma vez, agradeço pela entrevista. Não posso deixar de tietar um pouquinho e dizer que gostei muito da sua escrita! 


Vanessa: Muito obrigada :D Espero realmente que tenha gostado e dado boas risadas com a história. Todos os meus livros são nesse mesmo estilo :D

     Ela é mesmo um amor, não é? Adorei pensar em uma entrevista, montar tudo direitinho e depois ler as respostas para as minhas perguntas, foi uma coisa maravilhosa! Sem contar que ainda criei uma sigla para o blog é muita animação para um dia só... Espero que vocês tenham gostado também, não deixem de comentar se posso melhorar alguma coisa, ou se gostaram :)

O link para o blog da Vanessa está aqui.

4 comentários:

  1. Oi Evelise, tudo bom?
    Muito bacana a entrevista, pois também sou parceria da Vanessa e foi ótimo conhecer um pouco mais sobre o processo criativo dela. Ai, eu também adoro a Sophie e a Meg. As duas são verdadeiras inspirações do gênero chick-lit.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Fico feliz que você tenha gostado da entrevista :)
      Até agora só li um livro da Sophie, mas nem tenho o que falar sobre como gosto da Meg!
      Beijos!

      Excluir
  2. Ótima entrevista Evelise, legal que a Van começou escrever bem cedinho né, queria ter esse dom!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thais! Eu também queria ter esse dom, mas já sou muito feliz por poder ler :)
      Beijos1

      Excluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik