08 agosto 2014

Sonhando com filmes - Uma longa queda


     Diretor: Pascal Chaumeil
     Duração: 1h36min
     Ano de lançamento; 2014

     Quatro pessoas se encontram no alto de um prédio na noite de ano novo em Londres, o objetivo, suicídio. Eles não se conheciam, mas a partir desse encontro suas vidas nunca mais serão as mesmas, depois de algumas confusões e mal-entendidos eles acabam fazendo um pacto. Martin, J.J., Maureen e Jess decidem que não vão se matar até o dia dos namorados, quando se encontrariam novamente para reconsiderar a situação de suas vidas.

     Eles não imaginavam que estariam em todos os jornais no dia seguinte, nem que suas vidas mudariam tanto depois de uma coincidência. Os quatro personagens principais são pessoas totalmente diferentes, os motivos que os levaram para o topo do prédio não têm nada em comum, mas acabam se tornando amigos e ajudando uns aos outros na tentativa de encontrar um novo caminho para seguir.


     A premissa do filme pode parecer bastante irreal e provavelmente poderia ter sido um filme muito ruim se mal interpretado, porém se tornou mais uma comédia dramática para a lista dos que não me arrependi de ter assistido. As histórias dos quatro personagens foram bem estudadas, pensando nos detalhes que levaram à tentativa de suicídio, um pouco menos no caso do J.J., que, ao menos na minha visão, teve um motivo bastante banal quando comparado aos outros.

      Uma longa queda consegue misturar bem os momentos cômicos com o drama, deixando o filme leve mesmo com o tema difícil que é tratado. Os diálogos são simples e tendem para a ironia, especialmente com a Jess, personagem que mais me tocou durante a história, de alguma forma eu entendi o que ela sentia. Os personagens evoluíram bastante durante a história, o filme não ficou corrido, mas deu para ver bastante mudança na atitude deles conforme conviviam.

     Esse não é um filme para trazer uma grande lição, nem tem como objetivo a conscientização sobre o tema bastante polêmico do suicídio, mas é uma boa para quem gosta de uma comédia que com mais história. Uma longa queda não tem momentos para cair no riso, mas também não há cenas que tragam lágrimas, apesar de ter certa carga emocional. Quem gosta de filmes do gênero provavelmente também vai gostar desse, eu estava mais acostumada com os que têm só adolescentes como protagonistas e gostei da mistura de idades que encontrei nesse.

     O filme foi inspirado no livro com mesmo nome do autor Nick Hornby, traduzido esse ano pela editora Companhia das letras. Infelizmente ainda não li, mas como não tenho problemas em ler só depois de assistir o filme, ainda quero conferir o que eles mudaram no filme... Não vou escrever o que exatamente levou cada um deles à situação do início do filme, que vocês podem estar se perguntando, isso estragaria um pouco para quem fosse assistir ou ler. Vou deixar o trailer aqui, espero que gostem:


2 comentários:

  1. Oiii Eveee!!!

    Adoro essas comédias que transmitem alguma mensagem viu!
    Não conhecia esse filme e nem sabia que existe um livro com esse título!
    Vou procurar os dois!
    Sabe, eu prefiro ver o filme antes de ler o livro... Quando faço ao contrário sempre fico com raiva! hehehehe

    Beijokinhaaa!
    Gi - Estranha Estante
    http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá... tudo bem????

    Hum uma boa dica de filme ein... eu achei super legal a proposta e parece ser uma excelente comédia... Não sabia que ele era base de livro... estou perplexa rsrsrs. Xero!!!1

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik